Historia Shaolin

                       O templo Shaolin





Na imagem acima você pode ver "Templo Shaolin", escrito em chinês. O Templo Shaolin está localizado na montanha Shaoshi, que por sua vez fica na parte oeste do grupo de montanhas conhecido como Songshan, na cidade de Dengfeng, na província chinesa chamada Henan.
A imagem abaixo mostra a localização da província de Henan:
Shaolin significa Floresta Jovem. Este nome teve origem após um grande incêndio que devastou as florestas ao redor do templo. As árvores destruídas foram depois replantadas, o que tornou a floresta jovem.
O templo foi fundado em 495 D.C. (o que significa que ele existe há 1515 anos!) pelo então imperador Xiaowen da Dinastia Wei do norte (386 D.C. até 557 D.C.). Seu objetivo era acomodar o monge indiano chamado Batuo (Buddhabhadra), de forma que este pudesse realizar ensinamentos budistas.
Batuo foi, portanto, o primeiro abade do Templo Shaolin, contribuindo, durante sua estadia no templo, com a tradução para o chinês de várias escrituras budistas.


                           Bodhidharma

 

Trinta e dois anos depois da criação do Templo Shaolin, outro monge indiano chegou ao templo. Seu nome era Bodhidharma. Diz a história que ele passou nove anos meditando em uma caverna próxima ao templo. Após esse período, passou a ensinar doutrinas no templo, originando o chamado "Chan Buddhism", ou budismo Chan, traduzindo literalmente. Bodhidharma foi, então, considerado o fundador e o primeiro patriarca do Budismo Chan.

Existe uma lenda famosa que diz que Bodhidharma achava que os monges do templo shaolin ficavam fracos após longas práticas de meditação. Dessa forma, ele desenvolveu as artes marciais dentro do templo para deixar os monges mais fortes, que posteriormente gerou o famoso Kung Fu Shaolin.

Outras versões dizem que ele ao observar que os monges estavam fracos e doentes devidos as sucessivas horas que passavam em meditação se retirou para um caverna no topo de uma montanha vizinha onde meditou  durante muitos 9 anos e então criou um sistema de exercicios conhecidos como os punhos de Dharma ou 18 punhos de Dharma o qual ensinou aos monges que mais tarde desenvolverma e ampliaram o sistema incluindo nele movimentos baseados nos movimentos dos animais estem movimentos trabalhavam a busca de armonia entre corpo mente e alma e trbalhavam intensamente a respeiração e o autoclontrole dentro da filosofia od budismo Chan.

O período em que a dinastia Tang esteve vigente na China (618-907 D.C.) foi o que podemos chamar de anos dourados do templo Shaolin. No começo do século VII, um pequeno exército de 13 monges shaolin ficaram conhecidos por terem salvo a vida do então futuro imperador da dinastia Tang, o chamado Li Shimin. Quando este assumiu o poder, ele fez com que o templo recebesse muitas riquezas e o Templo Shaolin prosperou como um "Centro de Kung Fu", trazendo mestres de toda a China para o templo.



                Os varios Templos de Shaolin.

Existiam vários Templos na ordem Shaolin, porém nem todos foram ativos ao mesmo tempo.
 
                                          HONAN
  Estilos: Dragão, Macaco, Louva-a-Deus, Punhos de Algodão, Oito Bêbados Imortais, Serpente Dourada. Algumas das armas usadas: Bastão, Arpão, Bastão de duas Seções, Espadas Simples, Espadas Duplas, Espadas de gancho do Tigre, espadas de fios Duplos, Bastão de três Seções, Chicote de aço ( Corrente ), Adagas Duplas, Facas Borboleta Simples e Duplas.
Localizado em Loyang, uma pequena cidade na montanha ao Sul de Beijing, foi restaurado pelo governo chinês na metade do ano de 70. Foi um dos maiores Templos Shaolin conhecido também como o Grande Templo narrado como o principal na história da China. Hoje se tornaram extintos as artes marciais. A maioria dos monges residentes vistos hoje, são atores, como os que se encontra em locais históricos. Os seus 30.000 metros quadrados são compostos de 7 construções enfileiradas, incluindo o salão do Rei Celestial, o Pavilhão Dharma, salão dos Mil Budas, salão do Manto Branco de Bodhhisattva, salão de Ksitigarbba ( Guardião da Terra ).
                                          FUKIEN
  Provavelmente construído na mesma época que o Templo de Honan uma vertente Budista. Foi integrada a ordem Shaolin por volta de 650. Maior que o templo de Honan, Fukien serviu como quartel general na época em que o templo de Honan estava em processo de destruição. Os estilos do Luova-a-Deus do Sul, serpente, Dragão, e Wing Chun foram desenvolvidos no templo de Fukien, ou pelo menos seus mestres. Foi queimado durante a rebelião dos "Boxer". Suas ruínas foram descobertas no inicio dos anos de 1980.
                                   KWANGTUNG
  Escola do Sul. Ensinou muitos grandes guerreiros, templo do estilo da Serpente, Tigre Negro de Shangtun e Técnicas de chutes da família Tan. Foi construído nos fins dos anos de 1700como um Templo Shaolin, em uma montanha que possuía privilegiada visão do oceano perto de Shangai. Este Templo Cantonês era perto ( 150 milhas sul ) do Templo Fukien, e foi origem de muitos estilos do Sul, incluindo Choy Lay Fut e Dragão ( estilos surgidos em um lugar e modificados em outros). Bombardeado durante a Guerra Civil após 1901.
                                        WUTANG 
Templo do estilo Tigre. Localizado perto da mesma cidade, construído em uma área politicamente instável ( perto de Manchuria e da península da Coréia ). Relatam que provavelmente foi envolvido com assuntos temporais e consequentemente invadido por um exército ou outro. Monges mercenários vieram de Wutang, eventualmente se mudando para Honan envolvendo a ordem Shaolin na sua maior incursão política. Templo muito antigo, integrado a ordem Shaolin aproximadamente em 850 A .C.
                                    O MEI SHAN 
( "Grande Montanha Branca"); biblioteca e Templo da medicina localizado no norte. Este Templo era localizado em uma área inacessível da província Szechuan e os monges interessaram-se assim como instituições de pesquisa. O Templo em si era muito antigo, provavelmente Taoista em sua origem, foi integrado a ordem Shaolin perto de 1500. Permanência em contato constante com o Tibet, Templo do estilo da Garça Branca, Garra de Tigre, Galo Dourado, Cisne Branco e perto dos anos de 1500 o Louva-a-Deus foi a maior escola de medicina por quatro séculos, as bibliotecas eram lotadas de livros vindos de leste a oeste. Foi restaurado no inicio dos anos de 1970, hoje, o Templo serve a outro propósito: Quartel General do serviço de Conservação da Floresta de Bambu de Szechuan e Centro de Pesquisas e Conservação do Urso Panda. Recentes documentários de TV mostram este Templo servindo a este propósito, de simples construção, mais parece uma grande casa sem muros ou cercas no meio da mata onde ainda habita o Urso Panda, agora protegido contra a extinção em seu próprio Habitat.
Os primeiros quatro Templos ( Honan, Fukien, Kwangtung e Wutang ) possuíam as marcas ( a ferro quente na forma de tatuagem ) do Tigre e do Dragão nos ante braços esquerdo e direito respectivamente. O Templo de O Mei Shan possuía o Louva-a Deus e a Garça nos ante braços direito e esquerdo respectivamente

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário