Faixas Kung Fu

                            GRADUAÇÕES KUNG FU

A maioria das pessoas quando escuta falar em arte marcial automaticamente ja pensa nas faixas de graduação.Tipo,que faixa vc é?Quanto tempo demora para se chegar na faixa preta ,etc.
Bom,pode-se dizer que no Kung Fu original (na China) o aluno vai aprendendo conforme vai evoluindo.Não existe tempo pré-determinado para o aluno ficar ou avançar no grau que se encontre.Tudo vai depender da dedicação e capacidade de assimilação do praticante.
Bem diferente do sistema ocidental adotado por aqui ,onde o aluno paga o exame de faixa e se ve com DIREITO de passar.



Aqui no ocidente o Kung Fu tambem se viu obrigado a dividir seu conteudo em graus representados por faixas (alguns estilos não usam faixas,mas camisetas coloridas,emblemas,etc)muito devido ao fato do povo não estar acostumado a uma arte marcial sem uso de faixas.

Porem mesmo com essa inclusão de faixas no Kung Fu "ocidental" é sempre bom lembrar que a atençao de um bom praticante de Kung Fu nãom deve estar na faixa que pretende conseguir,mas sim na evolução pessoal,tanto como lutador,e principalmente como pessoa. 


                         HISTORIA   GRADUAÇÃO SHAOLIN

 
Havia um sistema de graduação utilizado: iniciante, discípulo e mestre. O iniciante (novato ou nível de estudante), era o servente. Somente ensinamentos básicos e rudimentares do Kung Fu chegavam ao seu conhecimento.
Discípulos, no entanto, eram considerados seminaristas (monges iniciantes), tendo no entanto que progredir ainda a condição de mestres. A graduação de Mestre somente era atingida por muito poucos. Realmente, se atingia gradualmente, com o avanço da idade.
O primeiro obstáculo de um discípulo iniciante e passar para ser aceito na comunidade era o dos testes de graduação, uma série de testes orais e exames práticos, que culminavam no teste do túnel. O candidato era conduzido a um corredor que possuía comunicação com o exterior. Neste corredor, existiam armadilhas, todas letais e imprevisíveis. 

O Discípulo deveria vencer todos os obstáculos de onde não havia como retroceder, não havia saída, a não ser o sucesso. Muitos nunca começaram a esta viagem; poucos a terminaram. O adepto que obtivesse o sucesso através das armadilhas mortais, se depararia com um último dos obstáculos; uma grande urna de metal em forma de jarro, repleta de partículas de ferro incandescente, pesando muitos quilos. Em cada lado do grande jarro, havia um emblema, diferentes para cada templo, normalmente um dragão ou um Tigre. O Jarro deveria ser movido de um pilar baixo, de um lado para outro, usando-se os antebraços nus, desbloqueando assim a saída. Isto tendo sido feito, o discípulo, estava então marcado para sempre com os emblemas do Sacerdote Sil Lum. (Shaolin)
Muitos discípulos deixariam os templos onde seriam encaminhados através do país, como médicos, oradores nas leis e religiosidade e guardiões do pobres. Alguns retornariam aos templos tendo a incumbência de preparar a próxima geração de discípulos. O ingresso acontecia em torno dos cinco e sete anos de idade. A graduação acontecia ao se atingir a idade de pelo menos 22 anos e cada passo fazia parte de uma vida longa e dura. A variação de estilos nas artes marciais Chinesas existem graças a vários fatores. Em primeiro lugar, alguns monges, não eram satisfeitos com uma "única" verdade, e criaram melhorias ou variações nos antigos padrões. Algumas artes tiveram origem em exercícios provenientes da Índia, enquanto outras, foram influenciadas por alguns aspectos da luta livre Grega, portanto, deixando a desejar.

Alguns, a pós deixarem o templos, ensinaram a arte a pessoas comuns mixando novos movimentos criados a partir de sua própria iniciativa ou até mesmo melhorias em algum estilo de sua preferência.
Em terceiro lugar, pessoas comuns, ensinadas pelos monges, adaptariam esses ensinamentos à sua vida diária. Hoje, existem poucos mestres ou gerações de mestres que tiveram a rara honra e oportunidade única de aprender com um Sacerdote Shaolin ou seus discípulos diretos.
            
                   
Se você quer conquistar algo,batalhe por isso, 
A maior glória não é ficar de pé, mas levantar-se cada vez que se cai.

4 comentários:

  1. Bom dia!! Sou o mestre Ma Tong Hua da Escola em Uberaba de Xinyi Liu He Quan, achei muito interessante o blog de vocês, sou mestre em Uberaba-MG e se possível queria saber de qual cidade e estado são vocês para que possamos manter contato.

    Saudações Marciais
    Laoshi Ma Tong Hua

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. bom dia.
      nós somos de Osasco São paulo,fico feliz por ter gostado do nosso blog.
      se voce achar melhor pode adicionar a cumunidade,la você ira achar todos os integrantes da equipe e tambem nosso mestre.
      o nome da comunidade é:
      chien hou a verdadeira.
      email:
      vitorchien@yahoo.com.br.

      Excluir
  2. Bom dia atodos gostei muito deste Blog bem que poderiamos falar um pouco mais do chi kung marcial . MARCELO ZEN DE FORTALEZA

    ResponderExcluir